30 de março de 2007



EDUCAÇÃO INFANTIL


Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto tátil “que ela toca, vê, e tenta compreender as imagens que enxerga”, diz Edmir Perrotti, professor da USP e consultor do MEC. “As crianças colocadas em condições favoráveis de leitura adoram ler. Leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma tarefa gigantesca.” A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras crianças. O processo de aprendizado começa com a percepção da existência de coisas que servem para ser lidas e de sinais gráficos.Para Magda Soares, da UFMG, esse aprendizado chama-se letramento: “É o convívio da criança desde muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as práticas de leitura e de escrita”. Entretanto, não basta ter acesso aos materiais, as crianças devem ser envolvidas em práticas para aprender a usá-los: roda de leitura, contação de histórias, leitura de livros, sistema de malas de leitura, de casinhas, de cantinhos, mostras literárias, brincadeiras com livros. Edmir afirma que “a criança pode não saber ainda ler e escrever, mas ela já produz texto: ela pensa, fala, se expressa”. Participar de grupos que usam leitura e escrita é, de acordo com Ester Calland de Souza Rosa, professora da UFPE, o caminho do aprendizado. Na escola, a criança deve ser rodeada de livros e materiais em espaços de leitura, seja biblioteca, sala ou um cantinho dentro da sala de aula. Em casa, é interessante que as histórias sejam lidas pela família, pois, assim, a criança entra no mundo da literatura, da escrita, do livro. Quando a criança está na fase de experimentação inicial, os de durabilidade maior – feitos de pano, de plástico, emborrachado, de papelão duro – são mais adequados. Entretanto, mesmo livros de papel são úteis para os pequeninos porque a professora pode folheá-los, ler a história, mostrar o livro, ensinando zelo pelo objeto. Adaptação do texto de Adriana Maricato – Revista Criança, n°40





ENSINO FUNDAMENTAL


1º ANO E 1ª A 4ª SÉRIE


Ler, todo mundo sabe, está longe de ser uma tarefa fácil. Dá muito mais trabalho do que ver televisão, ouvir música ou pensar na vida. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, além de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema (ou vontade para aprender e descobrir). Mas ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo – por meio de textos escritos por gente que já morreu, como Jean Piaget ou William Shakespeare –, seja no espaço – ao ver, em jornais, livros e revistas, o que japoneses ou alemães acham de eventos que estão ocorrendo neste exato momento. É nos escritos que desvendamos outras culturas, que hábitos e histórias diferentes se revelam para nós, que compreendemos, de fato, o sentido da expressão diversidade (de idéias, vivências, sonhos, experiências). É fundamental que a escola e as famílias estabeleçam uma parceria, no sentido de permitir que os alunos experimentem e desenvolvam o gosto pelas diversas formas de leitura. Oferecer um ambiente em que o aluno leitor possa imaginar fatos diversos, sanar a sua curiosidade e obter informações. Mas não adianta obrigá-los a realizar essa tarefa – tudo o que é feito por obrigação tende a ficar chato e, na maioria das vezes, é feito de forma mecânica.
Dicas para promover um ambiente que estimule a leitura:

- Leia na frente de seu(sua) filho(a), pois as crianças e adolescentes costumam imitar a ação dos pais;

- Quando for contar uma historia para seu(sua) filho(a), faça-o por meio de um livro;

- A leitura de gibis e textos lúdicos facilita o desenvolvimento do gosto pela leitura;

- Converse com seu(sua) filho(a) sobre os livros lidos na escola ou fora dela.
Você sabia que, dos brasileiros de 15 a 64 anos: 61% têm muito pouco ou nenhum contato com os livros 37% localizam informação em texto curto 25% estabelecem relações entre textos longos 30% localizam informações simples em uma frase 47% possuem no máximo dez livros em casa
Quantos livros uma pessoa lê por ano:

França 7

Estados Unidos 5,1

Itália 5

Inglaterra 4,9

Brasil 1,8
Vamos mudar esta realidade e cair no mundo da l

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