15 de março de 2007

EDUCAÇÃO INFANTIL COMO TUDO COMEÇA E PARA QUE ESTAMOS AQUI: AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fazer parte de um novo grupo e afastar-se dos pais, mesmo que por poucas horas, é um momento especial, que precisa ser muito bem observado. É fundamental que cada criança receba toda atenção possível até sentir-se inteiramente à vontade no ambiente escolar.
Daí é só relaxar para brincar, ouvir histórias, cantar, pular e fazer do dia-a-dia um mundo diferente, no qual a evolução e o aprendizado acontecem de forma natural.
BRINCADEIRAS
A brincadeira é a própria vida da criança, uma das necessidades básicas para seu desenvolvimento. Jogos, brincadeiras e histórias estão sempre presentes na Educação Infantil do Cantinho Mágico. Atividades como essas permitem que ela entenda o mundo que a cerca, concretize a vivência de suas fantasias e encontre soluções para alguns de seus problemas.
RELAÇÕES
As brincadeiras são momentos especiais e valiosos para a aprendizagem de regras de convivência e relacionamento, bem como dos cuidados para com o coletivo.
DESENVOLVIMENTO
Os objetivos da Educação Infantil ampliam-se a cada ano, mas se constituem basicamente da formação de indivíduos felizes e capazes de estabelecer uma relação prazerosa com o conhecimento. Desenvolver a auto-estima e preservá-la é uma proposta sempre presente, tanto ao se pensar no aluno em particular, como no grupo em desenvolvimento.
PROJETOS
Despertar a curiosidade pela vida e pelo ambiente é a proposta de cada professora da Educação Infantil. Por isso, os assuntos abordados variam de classe para classe e transformam-se em “Projetos”, nos quais as áreas do conhecimento são desenvolvidas e integradas ao interesse dos alunos sobre o tema. Construir e elaborar o conhecimento é um ciclo contínuo.
EXPRESSÃO DO PENSAMENTO
A linguagem escrita está sempre presente. A leitura diária de diferentes tipos de textos dá significado ao uso da escrita e incentiva a descoberta, pela criança, dos mecanismos do código alfabético, que começa a ser realizado de forma prazerosa e espontânea.
O próprio nome dela é importante exemplo, e as letras que o compõem são especiais para o pequeno aprendiz. No nível 5, formaliza-se a alfabetização e a maioria dos alunos já consegue expressar seu pensamento, ao tentar escrever diferentes tipos de texto: histórias, bilhetes, convites, notícias e até textos informativos.
ROTINA
A rotina é necessária na escola, porque, estruturalmente, seguindo-a, as crianças sentem-se seguras e, aos poucos, tornam-se capazes de prever e idealizar situações futuras. Ao chegar à escola, cumprem o ritual cotidiano. As professoras procuram momentos de intimidade entre o grupo: mantêm-se bem próximas das crianças, conversam com elas e dão-lhes atenção, para que se sintam acolhidas e à vontade.

Hora Mágica

relojes web gratis
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios