30 de março de 2007

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?...


Eu trago em meus achados e perdidos
A paz que anda nas calçadas sem fim;
O amor desencontrado pela solidão;
A esperança anunciando um rumo a seguir;
Eu trago em meus achados e perdidos
O sorriso puro da criança;
O gesto caloroso do amigo sincero;
A clareza dos sentimentos entre as pessoas;
Eu trago em meus achados e perdidos
A solidariedade presente em cada coração;
O respeito pela vida reverenciado em cada ser;
O carinho das mães pelos filhos.
Nesta Páscoa , trago boas novas de esperança e de paz para cada coração.

Feliz Páscoa!!! Equipe Cantinho Mágico



EDUCAÇÃO INFANTIL


Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler. Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto tátil “que ela toca, vê, e tenta compreender as imagens que enxerga”, diz Edmir Perrotti, professor da USP e consultor do MEC. “As crianças colocadas em condições favoráveis de leitura adoram ler. Leitura é um desafio para os menores, vencer o código escrito é uma tarefa gigantesca.” A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras crianças. O processo de aprendizado começa com a percepção da existência de coisas que servem para ser lidas e de sinais gráficos.Para Magda Soares, da UFMG, esse aprendizado chama-se letramento: “É o convívio da criança desde muito pequena com a literatura, o livro, a revista, com as práticas de leitura e de escrita”. Entretanto, não basta ter acesso aos materiais, as crianças devem ser envolvidas em práticas para aprender a usá-los: roda de leitura, contação de histórias, leitura de livros, sistema de malas de leitura, de casinhas, de cantinhos, mostras literárias, brincadeiras com livros. Edmir afirma que “a criança pode não saber ainda ler e escrever, mas ela já produz texto: ela pensa, fala, se expressa”. Participar de grupos que usam leitura e escrita é, de acordo com Ester Calland de Souza Rosa, professora da UFPE, o caminho do aprendizado. Na escola, a criança deve ser rodeada de livros e materiais em espaços de leitura, seja biblioteca, sala ou um cantinho dentro da sala de aula. Em casa, é interessante que as histórias sejam lidas pela família, pois, assim, a criança entra no mundo da literatura, da escrita, do livro. Quando a criança está na fase de experimentação inicial, os de durabilidade maior – feitos de pano, de plástico, emborrachado, de papelão duro – são mais adequados. Entretanto, mesmo livros de papel são úteis para os pequeninos porque a professora pode folheá-los, ler a história, mostrar o livro, ensinando zelo pelo objeto. Adaptação do texto de Adriana Maricato – Revista Criança, n°40





ENSINO FUNDAMENTAL


1º ANO E 1ª A 4ª SÉRIE


Ler, todo mundo sabe, está longe de ser uma tarefa fácil. Dá muito mais trabalho do que ver televisão, ouvir música ou pensar na vida. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, além de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema (ou vontade para aprender e descobrir). Mas ler é o único jeito de se comunicar de igual para igual com o restante da humanidade, seja no tempo – por meio de textos escritos por gente que já morreu, como Jean Piaget ou William Shakespeare –, seja no espaço – ao ver, em jornais, livros e revistas, o que japoneses ou alemães acham de eventos que estão ocorrendo neste exato momento. É nos escritos que desvendamos outras culturas, que hábitos e histórias diferentes se revelam para nós, que compreendemos, de fato, o sentido da expressão diversidade (de idéias, vivências, sonhos, experiências). É fundamental que a escola e as famílias estabeleçam uma parceria, no sentido de permitir que os alunos experimentem e desenvolvam o gosto pelas diversas formas de leitura. Oferecer um ambiente em que o aluno leitor possa imaginar fatos diversos, sanar a sua curiosidade e obter informações. Mas não adianta obrigá-los a realizar essa tarefa – tudo o que é feito por obrigação tende a ficar chato e, na maioria das vezes, é feito de forma mecânica.
Dicas para promover um ambiente que estimule a leitura:

- Leia na frente de seu(sua) filho(a), pois as crianças e adolescentes costumam imitar a ação dos pais;

- Quando for contar uma historia para seu(sua) filho(a), faça-o por meio de um livro;

- A leitura de gibis e textos lúdicos facilita o desenvolvimento do gosto pela leitura;

- Converse com seu(sua) filho(a) sobre os livros lidos na escola ou fora dela.
Você sabia que, dos brasileiros de 15 a 64 anos: 61% têm muito pouco ou nenhum contato com os livros 37% localizam informação em texto curto 25% estabelecem relações entre textos longos 30% localizam informações simples em uma frase 47% possuem no máximo dez livros em casa
Quantos livros uma pessoa lê por ano:

França 7

Estados Unidos 5,1

Itália 5

Inglaterra 4,9

Brasil 1,8
Vamos mudar esta realidade e cair no mundo da l


♥Hei! Psiu, é você mesmo?♥

♥Olha só você pode fazer esse favorzinho!♥

♥É rapidinho,faz assim óh:♥

♥Coloque sua mão direita no seu ombro esquerdo.♥

♥Coloque sua mão esquerda no seu ombro direito.♥

♥Agora aperte com toda força.

♥Muito bem!sentiu?♥

♥É meu abraço pra vocês...♥

27 de março de 2007

DE OLHO NO PAN


Jogos Pan - Americanos, é sempre bom estar atualizados sobre o tema. Uma dica é visitar o Comitê Olímpico Brasileiro, que trás informações sobre a história da competição e notícias atualizadas sobre os preparativos para as disputas no Brasil.

26 de março de 2007


Uma grande Escola não se faz pelo tamanho de sua estrutura, mas sim pela qualidade de seu ensino.



Professor não é aqule que apenas ensina!!Centenas de milhões de alunos cursam a escola clássica, mas não se preparam para a escola da vida. As ofensas os derrotam, as frustrações os abatem, as perdas os traumatizam. A maioria dos professores se acostumaram com a desvalorização de seu trabalho, e já não ensina mais como se deve, os mestres de hoje passam idéias prontas, não prepara o aluno para as verdadeiras condições de trabalho. Professor não é aquele que apenas ensina, é aquele que estimula, que explora a capacidade do aprendiz, mesmo que as vezes ele não seja tão interessado o suficiente. Não adianta ele ter conteudo se não tem coragem de enovar, de arriscar, e se destacar em uma sociedade competitiva e captalista

24 de março de 2007


" Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo... "
(Fernando Pessoa)
Pensem nisso e sejam sempre felizes...Bjks...

20 de março de 2007


SHANTALA: UM TOQUE DE AMOR!
Na Índia, seu país de origem, a técnica não tem esse nome. Mas quando o francês Fréderick Leboyer andou pela cidade de Calcutá e viu uma mulher fazendo a massagem em seu filho, ficou maravilhado com o estado de integração entre ambos. O nome dela era Shantala. Assim, o método dessa tradicional prática indiana, passada ao longo dos anos de mãe para filha, ganhou o mundo.O principal objetivo da Shantala é estabelecer e desenvolver um tipo de diálogo mais sutil, não verbal e profundo entre mãe, pai ou quem estiver aplicando e o bebê. Através desse contato, feito em silêncio, mas de forma extremamente afetiva, estabelece-se uma relação profunda de amor, cuidado e confiança. A criança que se sente amada aceita e compreendida, também aprende a amar melhor seu próximo e a retribuir de forma sadia os sentimentos . É um momento único, que oferece profundo prazer, além de inúmeros benefícios, tais como:*Aumento da oxigenação dos tecidos e estímulo do fluxo energético pelo organismo; *Favorece a respiração, ajudando o organismo a expelir toxinas e revitalizar o corpo;*Previne cólicas, prisão de ventre e insônia;*Tem ação rexante, melhora o humor e diminui a ansiedade;*Atua diretamente sobre o desenvolvimento psicomotor;*Contribui para o contato afetivo e promove a harmonia do bebê com o mundo exterior.*Melhora o padrão do sono e previne a insônia;*Aumenta a resistência às doenças;RESULTADOS A LONGO PRAZO:*Tornam-se adultos autoconfiantes, equilibrados, alegres e amorosos.


ESCOLA CANTINHO MÁGICO

Aqui seu filho vive a magia do aprender!


  • Aulas de Inglês, Artes, Informática, Jaz, Judô, Capoeira, Música;

  • Playground e piscina;

  • Período Integral;

  • Hotelzinho;

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental I;

  • Carinho e atençao de profissionais especializados;

Matrículas abertas 2007 - Informações 35- 3223-2203


Ser Mestre...
Tarefa difícil mais não
impossível.
Tarefa que pede sacríficio
íncrivel!
Tarefa que exige abnegação.
Tarefa que é feita com
o coração.
Nos dias cansados,
nas noites de angústia,
nas horas de fardo,
da tamanha luta.
Chegamos até nos
questionar:
" Será Deus, que vale a
pena ensinar?"
Mas bem lá dentro
responde uma voz,
a que nos entende e fala
por nós.
A voz da nossa alma, a voz
do nosso eu.
- Valeu sim, coragem!
Você ensinando,
aprende também.
Você ensinando, faz
bem a alguém...
E vai semeando,
nos alunos seus,
um pouco de paz
e um tanto de
Deus!
( Autor desconhecido )

17 de março de 2007

Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.


· Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
· Leia com eles;
· Conte-lhes histórias da família;
· Limite seu tempo de ver televisão;
· Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
· Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
· Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
· Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
· Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
· Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
· Discuta as novidades do dia ou o que achar mais interessante com eles;
· Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
· Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
· Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
· Mantenha sempre contato com seus professores.

Links

www.revistadoprofessor.com.br

15 de março de 2007


LEMBRETES IMPORTANTES
Para uma boa convivência escolar, é imprescindível a cooperação de todos. Assim, é fundamental estarmos atentos a alguns itens que facilitam nosso dia-a-dia.

ATRASO PARA AS AULAS
A pontualidade é um indicador, na sociedade, do respeito que temos com nós mesmos e com quem nos rodeia. Pais e responsáveis devem assegurar-se de que o aluno chegue ao Colégio pelo menos cinco minutos antes do sinal de entrada.

SAÍDAS ANTECIPADAS E FALTAS
É fundamental a participação do aluno em todas as atividades propostas pelo Colégio.Em caso de imperiosa necessidade de ausentar-se no período das aulas, a solicitação escrita pelos responsáveis, na agenda do aluno, deve ser entregue antecipadamente à direção, que assina dando conhecimento ao pedido e confirmando com a família, por telefone, a saída do aluno.
Por medida de segurança, não são aceitos pedidos de saídas antecipadas via telefone.
Com relação às faltas, destacamos que, de conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para ser aprovado, o aluno precisa freqüentar, pelo menos, 75% do total de dias letivos anuais.Em hipótese alguma há recuperação por faltas.
O aluno que ultrapassa o percentual de faltas estabelecido em lei é reprovado automaticamente na série, qualquer que seja seu aproveitamento escolar.

INÍCIO DAS AVALIAÇÕES
A avaliação escolar tem a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno, diagnosticar os resultados e atribuir-lhes valor, bem como aprimorar o processo pedagógico do Colégio como um todo. O processo de avaliação é contínuo e progressivo, em função das habilidades propostas, feito por meio de análise da participação do aluno e de realização de provas, testes e outros trabalhos que integram a verificação escolar e compõem as médias dos bimestres. Confira o calendário das provas na agenda escolar do aluno.

EDUCAÇÃO INFANTIL COMO TUDO COMEÇA E PARA QUE ESTAMOS AQUI: AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fazer parte de um novo grupo e afastar-se dos pais, mesmo que por poucas horas, é um momento especial, que precisa ser muito bem observado. É fundamental que cada criança receba toda atenção possível até sentir-se inteiramente à vontade no ambiente escolar.
Daí é só relaxar para brincar, ouvir histórias, cantar, pular e fazer do dia-a-dia um mundo diferente, no qual a evolução e o aprendizado acontecem de forma natural.
BRINCADEIRAS
A brincadeira é a própria vida da criança, uma das necessidades básicas para seu desenvolvimento. Jogos, brincadeiras e histórias estão sempre presentes na Educação Infantil do Cantinho Mágico. Atividades como essas permitem que ela entenda o mundo que a cerca, concretize a vivência de suas fantasias e encontre soluções para alguns de seus problemas.
RELAÇÕES
As brincadeiras são momentos especiais e valiosos para a aprendizagem de regras de convivência e relacionamento, bem como dos cuidados para com o coletivo.
DESENVOLVIMENTO
Os objetivos da Educação Infantil ampliam-se a cada ano, mas se constituem basicamente da formação de indivíduos felizes e capazes de estabelecer uma relação prazerosa com o conhecimento. Desenvolver a auto-estima e preservá-la é uma proposta sempre presente, tanto ao se pensar no aluno em particular, como no grupo em desenvolvimento.
PROJETOS
Despertar a curiosidade pela vida e pelo ambiente é a proposta de cada professora da Educação Infantil. Por isso, os assuntos abordados variam de classe para classe e transformam-se em “Projetos”, nos quais as áreas do conhecimento são desenvolvidas e integradas ao interesse dos alunos sobre o tema. Construir e elaborar o conhecimento é um ciclo contínuo.
EXPRESSÃO DO PENSAMENTO
A linguagem escrita está sempre presente. A leitura diária de diferentes tipos de textos dá significado ao uso da escrita e incentiva a descoberta, pela criança, dos mecanismos do código alfabético, que começa a ser realizado de forma prazerosa e espontânea.
O próprio nome dela é importante exemplo, e as letras que o compõem são especiais para o pequeno aprendiz. No nível 5, formaliza-se a alfabetização e a maioria dos alunos já consegue expressar seu pensamento, ao tentar escrever diferentes tipos de texto: histórias, bilhetes, convites, notícias e até textos informativos.
ROTINA
A rotina é necessária na escola, porque, estruturalmente, seguindo-a, as crianças sentem-se seguras e, aos poucos, tornam-se capazes de prever e idealizar situações futuras. Ao chegar à escola, cumprem o ritual cotidiano. As professoras procuram momentos de intimidade entre o grupo: mantêm-se bem próximas das crianças, conversam com elas e dão-lhes atenção, para que se sintam acolhidas e à vontade.

15 de março - Dia do Circo


Nossa comemoração foi só alegria!!!!!!!

11 de março de 2007


EXPLODE “CANTINHO MÁGICO”EXPLODE CANTINHO MÁGICO NA MAIOR FELICIDADE É LINDA A MINHA ESCOLA CONTAGIANDO E COLORINDO ESTA CIDADE! EXPLODE!!!



Tudo novo...


Começamos o ano com o Pé direito!
Cada ano que passa nossa Escola fica mais LINDA!!!
E AS CRIANÇAS NEM SE FALA NE...
Tivemos contação de histórias com a Adriana Gallo para abrilhantar nossa semana.

10 de março de 2007

08 Março 2007


ALMA DE MULHER
Nada mais contraditório do que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração,
Age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia e
Transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si perfeição e vive,
Arrumando desculpas para os erros,
Daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas, dá luz.
E depois fica cega diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá asas, ensina a voar, mas não quer ver partir,
Os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito,
Ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira transforma
Em luz e sorriso as dores que sente na alma,
Só para ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, pra dar os ombros,
Para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber,
Entender a alma de uma mulher...
SONHADORAS
realistas, senhoras,
senhoritas, agitadas, tranquilas,
modernas, clássicas, esportistas, descoladas.
Apesar das diferenças,
todas têm uma coisa em comum:
FORÇA.

♥♥♥♥ Colegio "Cantinho Mágico" ♥♥♥♥ Avenida Cetano Pássaro Filho - 259 - Cidade Nova Tel.3223-2203



Educação Infantil - Séries iniciais do Ensino Fundamental ***VARGINHA- MG *** AVENIDA CAETANO PÁSSARO FILHO *** 259 *** CIDADE NOVA *** Tel.: (35)3223-2203


Hora Mágica

relojes web gratis
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios